A AJECI, Associação Joinvilense de Engenheiros Civis, fundada em 11 de dezembro de 1998, com o objetivo de representar os profissionais da engenharia civil joinvilense, teve como fundadores 71 engenheiros civis atuantes na comunidade. Sua primeira Diretoria foi eleita por aclamação, tendo como primeiro presidente o engenheiro Henrique Chiste Neto.

Em sua última alteração estatutária, incorporou ao quadro de associados os engenheiros nas modalidades Ambiental, Sanitarista e de Segurança do Trabalho, profissionais estes que prestarão importante contribuição aumentando a abrangência de atuação da AJECI. Dentre suas atividades, merecem destaque atuação no acompanhamento de discussões relacionadas ao desenvolvimento urbano regional, ao fomento do aperfeiçoamento profissional, a valorização da engenharia joinvilense e regional e a integração profissional.

Relativamente ao acompanhamento de discussões relacionadas ao desenvolvimento urbano, acompanhou e interferiu na elaboração do planejamento estratégico do município, prestou assessoria na implementação dos planos de regularização de edificações pela outorga onerosa, vêm acompanhando as discussões relacionadas à aplicabilidade do código florestal em áreas urbanas municipais, acompanhou conflitos decorrentes da implantação de rodovias no interior do município, dentre outras atuações. Relativamente ao fomento do aperfeiçoamento profissional, o convênio com o CREA/SC através do PEC – Programa de Educação Continuada, incentiva e promove cursos e palestras com profissionais de renome nacional nas mais diversas áreas, tendo como público alvo não somente os engenheiros já atuantes no mercado mas também os futuros profissionais ainda em formação acadêmica.

Merecem ainda especial destaque a elaboração do centro de recebimento e transformação de resíduos da construção civil, em fase de implementação através de convênio entre o corpo de bombeiros de Joinville, a empresa Catarinense Ambiental e a AJECI, o qual pretende-se operar ainda no ano de 2009; o apoio para a construção da nova sede da inspetoria do CREA/SC em Joinville; o apoio concedido a DEFESA CIVIL DE JOINVILLE nos trabalhos de diagnóstico de áreas de risco em vista dos significativos estragos ocasionados pelas fortes chuvas ocorridas em novembro de 2008, onde prestou-se contribuição técnica de engenharia para diagnóstico de cerca de 100 ocorrências no município, dentre diversas outras atividades.

Representou e continua representando os interesses de seus associados perante as autoridades administrativas e judiciárias, relativamente ao exercício da profissão. Atualmente a AJECI pode ser considerado um importante fórum para discussão dos problemas comuns da nossa atividade, visando sempre o engrandecimento da engenharia em suas diversas modalidades, buscando a integração social e profissional de seus associados e participando de ações comunitárias, visando o bem estar da sociedade joinvilense através das boas práticas da engenharia.
Cadastre seu e-mail para receber os informativos da AJECI.

AJECI - Associação Joinvilense de Engenheiros Civis
89201-260 Rua Alexandre Dohler, 56 - Centro - Fone (47) 3422-7512
Joinville - Santa Catarina